Fui aprovado na Metha Energia! E agora?

Você se cadastrou na Metha Energia? Entenda como funciona o nosso serviço e quais são as próximas etapas até você começar a receber desconto na sua conta de luz.

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Obrigado por ter escolhido a Metha! A Metha Energia foi criada para mudar a forma como nos relacionamos com o serviço de energia. Nosso objetivo é transformar o setor oferecendo uma energia mais barata e sustentável. Fazemos isso conectando nossos clientes a usinas de geração de energia limpa de forma 100% online. Graças à Metha, mais de 50 mil pessoas estão usando energia limpa para economizar na conta de luz, e agora você também faz parte dessa revolução!

Queremos que você fique por dentro de como funciona o nosso serviço. Por isso, preparamos este manual para você entender o funcionamento da Metha e tudo que vai acontecer até você começar a receber o seu Boleto Metha com descontos. Ah! E um spoiler: aqui na Metha nós prezamos pela transparência, então prepare-se para entender todo o funcionamento do nosso serviço de maneira simples, rápida e fácil.

(Lembrando que este artigo não tem validade contratual. Para ter acesso aos termos de uso, clique aqui)

Como funciona o serviço da Metha?

Ao se cadastrar na Metha, deve ter passado pela sua cabeça a seguinte pergunta: como o serviço da Metha é possível? A resposta dessa pergunta é bem simples, olha só:

Imagine se você pudesse produzir a sua própria energia de maneira sustentável, através de recursos da natureza como o sol e o vento. Agora, imagine que você consegue produzir tanta energia que até sobra.

Pois então, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) permite que os produtores de energia injetem a energia excedente na rede de transmissão das concessionárias, que pagam por essa quantidade através de créditos de energia. O papel da Metha é compartilhar esses créditos de energia com os nossos clientes.

Esse é um modelo de negócio onde todos ganham: os produtores de energia conseguem repassar seu excedente e a Metha os conecta ao cliente final, que consome uma energia limpa e com desconto. Dessa forma, nossa operação nos permite oferecer uma energia mais barata e retirar a nossa parte, ao mesmo tempo que fomenta uma economia sustentável e possibilita ao nosso cliente ter acesso a uma energia limpa. Legal né?

Primeiros passos após ser aprovado na Metha

Agora que você já entendeu de vez como funciona o nosso serviço, nós vamos explicar o que vai acontecer a partir do momento em que você foi aprovado na Metha. Para que você tenha uma boa experiência com a Metha desde o início, siga esse passo-a-passo:

1º passo: Caso a sua conta de luz esteja em débito automático, você deve retirá-la. Isso é importante para evitar cobranças duplicadas, já que durante o nosso serviço você não deve mais pagar as contas da concessionária de energia, apenas o nosso boleto.

Atenção: Até receber seu primeiro Boleto Metha, você precisa continuar pagando a conta de luz da sua companhia de energia. A transição para o pagamento através da nossa fatura normalmente leva entre 1 a 4 meses após a sua instalação ser aprovada.

2º passo: Salve a Metha nos seus contatos para receber o seu boleto e informações importantes via WhatsApp e e-mail sem nenhuma preocupação e empecilho.

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3º passo: Fique atento aos nossos e-mails: é por lá que nós vamos avisar assim que enviarmos créditos de energia para a sua instalação e a previsão da chegada do seu primeiro Boleto Metha.

De quem é cada responsabilidade

Ao virar Cliente Metha, é importante entender também qual o papel e a responsabilidade de cada ponta dessa relação:

  • Responsabilidade da Metha: A Metha é responsável por injetar os créditos de energia, recolher os pagamentos e fazer os repasses para a concessionária de energia.

  • Responsabilidade da concessionária: A concessionária é responsável por fazer a leitura, enviar os dados de faturamento, fazer todas as manutenções na rede elétrica (como em queda de energia, queda de árvore e danos na fiação elétrica), realizar corte ou religação e levar a energia até a casa dos clientes.

  • Responsabilidade do Cliente Metha: É de sua responsabilidade pagar os Boletos Metha em dia, informar mudança de endereço, encerramento da instalação ou troca de titularidade com antecedência de ao menos 90 dias, comunicar sobre alterações significativas em seu perfil de consumo ou alteração no tipo padrão de ligação, além de manter os seus dados de contato sempre atualizados.

Como funciona a cobrança da Metha?

Todos os meses, você receberá no seu e-mail e WhatsApp cadastrados os boletos da Metha Energia. A partir do recebimento do nosso primeiro boleto, você não deve mais pagar a sua concessionária local e vamos te explicar o porque:

Ao se tornar Cliente Metha, você passa a participar do nosso sistema de compartilhamento de créditos de energia. Isso quer dizer que todo mês nós vamos injetar uma quantidade de kWh na sua conta de luz de acordo com o seu consumo médio de energia. Porém, parte da sua energia continua sendo enviada pela concessionária local, que também é responsável pela iluminação pública e por toda a estrutura para a energia chegar até a sua casa.

Assim, você receberá os 15% de desconto sobre a quantidade de energia que nós te enviamos. Já a parte de energia fornecida pela concessionária e os encargos cobrados por ela (como iluminação pública, por exemplo) não recebem desconto.

Todas essas informações são detalhadas no seu Boleto Metha, como a quantidade de energia injetada e tributos cobrados pela concessionária. Mesmo que venha algum valor na conta de luz da sua concessionária, você não deve se preocupar: pague apenas o Boleto Metha e nós somos responsáveis pelo repasse automático para a concessionária.

Veja um exemplo de como o desconto da Metha é calculado:

Se o seu consumo em determinado mês foi de 186 kWh e a nossa energia injetada foi de 150 kWh, o desconto de 15% será aplicado sobre os 150 kWh que enviamos. Os outros 36 kWh terão valor integral, além dos outros encargos (taxa de iluminação pública, doações, etc.) que são cobrados pela concessionária local.

Ou seja, nosso boleto já contempla a parte da concessionária, por isso você não receberá mais a fatura dela, tendo que pagar somente o Boleto Metha.

Boleto Metha Simulação

Se não fosse Cliente Metha, você pagaria para a concessionária de energia:

Consumo Total = 186 kWh

186 x 1,00 (valor do kWh) + encargos

R$186 + 26,71

= R$ 212,71

Valor do boleto Metha Energia:

Energia injetada pela Metha (150 kWh x 1,00) - 15% de desconto + energia injetada pela concessionária (36 kWh x 1,00) + encargos

R$150,00 - 22,50 + 36,00 + 26,71

= R$190,21

O valor do kWh é calculado pela concessionária e o valor que usamos para cobrar nossa energia é o valor praticado pela concessionária naquele mês. Caso a energia injetada para você seja de matriz solar, o valor do kWh terá uma isenção de ICMS (um imposto estadual) para as usinas geradoras, porém essa isenção não altera o valor final para o cliente. Ou seja, a cobrança será com o valor do kWh vigente e os impostos, menos os 15% de desconto praticado pela Metha.

Ufa! Viu como é muito mais econômico ser Cliente Metha? Além disso, você está contribuindo para um planeta mais sustentável, porque toda a energia injetada por nós na sua instalação é proveniente de fontes renováveis.

O que fazer quando atrasar o pagamento?

Nossos boletos são pagáveis até 15 dias após o vencimento através do autoatendimento do seu banco ou aplicativos de serviços financeiros e bancários online (internet banking, por exemplo). Caso você queira pagar através da boca do caixa ou na lotérica, você poderá solicitar um boleto atualizado para a nossa equipe através de ligação, WhatsApp ou e-mail.

Como cancelar o cadastro na Metha

A Metha preza pela sua liberdade de escolha, por isso nosso serviço não tem fidelidade, prazo mínimo ou qualquer multa caso precise cancelar. Caso você não tenha ficado satisfeito com o nosso serviço, pode solicitar o cancelamento através de ligação, e-mail ou WhatsApp.

Basta informar que deseja o cancelamento e o motivo da sua solicitação, para que possamos te auxiliar da melhor maneira. Feito isso, iremos iniciar a abertura do processo de cancelamento, de modo a interromper o envio de créditos de energia para a sua instalação.

É importante ressaltar que nosso envio de créditos é feito com antecedência e, por isso, mesmo após a solicitação, você ainda pode receber algumas faturas referentes a créditos de energia enviados anteriormente ao seu pedido de cancelamento.

Atenção: O cancelamento deve ser informado com antecedência de 90 dias, conforme estabelecido nos Termos de Uso.

Bem-vindo à Metha!

Esperamos que você tenha uma experiência diferenciada e que vivencie uma nova forma de se relacionar com o serviço de energia elétrica! Conte com a gente para promovermos essa transformação juntos e para melhorar a sua experiência ainda mais!

E se você ainda não se cadastrou na Metha Energia, não perca tempo! Confira o passo a passo para se cadastrar aqui e faça o seu cadastro no nosso site! Em breve você também vai receber desconto na sua conta de luz!

Ficou com dúvidas? Acompanhe o nosso blog e redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn) para ficar por dentro da sua energia e do serviço da Metha! Se precisar, também pode entrar em contato pelos nossos canais oficiais de atendimento. Temos uma equipe de pessoas trabalhando para ajudar no que for preciso!

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